A perda de um ou mais dentes pode trazer prejuízos significativos para a saúde bucal e, consequentemente, para a saúde geral de um indivíduo. A ausência dentária interfere negativamente na mastigação e na fonética, além de comprometer a estética, a auto-estima e, em última análise, a qualidade de vida das pessoas. Em situações extremas, os espaços edêntulos (vazios) podem propiciar migrações dentárias, criando má oclusão dentária e até perdas de dentes remanescentes. Por fim, pode haver o total colapso das estruturas maxilares, com atrofia óssea extrema e incapacidade mastigatória e funcional graves.

A odontologia dispunha de opções para tratar a perda dentária que incluíam as próteses removíveis totais (dentaduras), as próteses removíveis parciais (popularmente chamadas de roach) e as pontes fixas. As próteses removíveis tendem a acelerar cada vez mais a atrofia óssea (reabsorção do osso), levando à diminuição progressiva da estabilidade da prótese, aumentando o desconforto e diminuindo a capacidade de mastigação. Além disso, em alguns pacientes, a necessidade de se ter acrílico no palato (céu da boca) ou barras metálicas podem representar um inconveniente significativo. As próteses fixas exigem a necessidade de se desgastar dentes vizinhos à área ausente, para que sirvam de apoio para a ponte fixa.

Atualmente, o tratamento com implantes dentários representa a melhor opção para substituir dentes perdidos ou ausentes na maior parte dos casos. São tratamentos altamente previsíveis, com altos índices de sucesso e com custo acessível. Podem ser indicados para substituir um único dente, para substituir dois ou mais dentes, ou mesmo para casos de ausência total dos dentes.

O tratamento consiste em duas etapas. A primeira é a cirurgia para instalação do pino de titânio (implante) dentro do osso. Após um período de integração do implante, tem-se a segunda etapa, que consiste na colocação da coroa ou prótese (dente artificial sobre o implante). O tempo de intervalo entre as duas etapas pode variar de algumas semanas a alguns meses. Há uma tendência de se reduzir esse tempo, quando se usa implantes de alta tecnologia. Em casos específicos, é possível já instalar uma prótese provisória na mesma seção da cirurgia.

A Clínica MTC conta com profissionais experientes e especializados em Implantodontia, Prótese e Cirurgia. Dispomos de implantes de alta tecnologia, com tempo de integração acelerado. Os procedimentos cirúrgicos podem ser feitos com anestesia local ou com sedação, na presença de um médico anestesista. Tudo isso possibilita um tratamento rápido e previsível, restaurando as funções mastigatória, fonética e a estética, permitindo aos pacientes falar, comer e viver com segurança, conforto e qualidade de vida.

Marque uma consulta de avaliação. Teremos prazer em orientá-lo(a) e propor as melhores soluções para o seu caso.

Clínica Odontológica Marcelo Teixeira da Costa – (31) 3283-3311 / (31) 9231-0026